Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".
Vertentes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

criticar faz bem

+2
Deivid
Vicky
6 participantes

Ir para baixo

Riscado criticar faz bem

Mensagem por Vicky Seg 4 maio 2009 - 19:23

Seria muito legal se tivessemos um pequeno tópico de criticas, pois são postados tantos livros, mas não uma critica que elucidaráem uma nota, mas sim como funciona em críticas de cadernos jornalisticos especificos.
Acredito que essa ideia deve ser amadurecida, mas seria muito interessante nós sabermos se os livros que nos interessa está fazendo
sucesso na nossa critica interna (fórum/estudante - estudante/fórum), dessa forma teriamos uma interação mais homogenea.

Poderíamos gestar e amadurerecer essa ideia!!!!
affraid flower
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5700

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Deivid Qua 6 maio 2009 - 15:53

apoiado Vicky.....
essa é uma ótima idéia....
dessa forma daria para se ver os prós e os contras de cada obra, e conferir se a opinião do crítico é a mesma que a nossa....
No fórum há o " opinião sobre o livro" de cada livro postado, que ajuda bastante a analisar o livro, mas uma crítica (tipo, de cadernos jornalísticos mesmo) é algo um pouco mais abrangente e específico...
poderia-se fazer um tópico a parte, só de críticas.... ou ainda aproveitar os livros jah postados, e escrever as críticas no final deles, depois deles jah terem sido avaliados, é lógico....
dessa forma a crítica evidenciaria as qualidades normalmente relatadas no "opinião sobre o livo", e mostraria os defeitos que o crítico achou na obra....
no final teríamos a "opinião" de não apenas um, mas de várias pessoas que jah tenham lido o livro que foi postado....
é uma idéia...
Deivid
Deivid
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 617
Idade : 33
Localização : Mogi das cruzes - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 7062

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Vicky Qui 21 maio 2009 - 13:00

obigada Deivid, por me apoiar nessas idéias maluas. Aliás vc sempre me apóia.
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5700

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Filipe Azevedo Seg 25 maio 2009 - 11:48

É uma boa ideia que podemos desenvolver no nosso Conversódromo.
Filipe Azevedo
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 63
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 18301

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por black angel Ter 2 Jun 2009 - 22:18

Bem, gostei muito da idéia, mas queria algum exemplo, pois bem, acabei fazendo uma crítica negativa de um título que eu sinceramente odiei, e não conheço ninguém que tenha gostado, quero poder alertar a todos que pretendem ler, para que não cometam o mesmo erro que eu e se iludam pela crítica.

Vejam se está de acordo com o idéia do tópico, mandem sujestões e idéias para que esta crítica possa servir até de exemplo para as próximas, espero que gostem, pois fiz rapidamente e nem tive tempo de revisar.
Sem mais delongas, aí está:


O caçador de pipas – Khaled Hosseini



O livro de Khaled Hosseini foi consagrado, ganhou diversos prêmios, é uma obra que fala de amizade, integridade, promessas além de temas mais complexos como violência, racismo, estupro e até pedofilia, é obviamente um clássico que vendeu milhares de exemplares, ganhou séries revisadas, comentadas e ilustradas, e um filme, a crítica sempre favorável foi obviamente uma das alavancas que tornou o livro o grande sucesso, mas mesmo com tantas críticas positivas e com tantos temas sendo abordados, é inevitável afirmar que o ao ler, o leitor percebe que acabou fazendo uma péssima escolha ao adquirir o título.

O livro pode ter agradado diversas pessoas, mas lendo, percebe-se que o livro é cansativo, o clima lento, a forma em que o escritor expõe a história é cansativa devido a uma riqueza inútil de detalhes e uma demora absurda de ações, pois a história começa lenta e se mantém, o protagonista conta seu passado e presente sem nenhuma ação e de forma maçante.

No enredo, o clima é chato, o protagonista se mostra como injustiçado e como alguém que sofre por lutar pelo reconhecimento do pai, mas após uma série de ações o protagonista se torna rude, frívolo, egoísta e mesquinho, uma troca tão absurda e tão repentina que chegam a ser incompreensíveis. Existe uma personagem que representa o vilão dá história, que ainda quando adolescente é altamente racista e falso, a como se não bastasse, ele estupra uma pessoa, como se não bastasse, em outra fase da história, com essa personagem já adulta a maldade torna-se pior, ainda racista, agora pedófilo e completamente deturpado, o vilão parece tão cruel que torna-se irreal, e o excesso de adjetivos para caracterizá-lo fazem com que ele pareça a imagem do próprio demônio, ou talvez uma forma piorada de Adolf Hitler.

Esses são apenas algumas das tristezas que o leitor terá ao ler o livro, aqueles que foram enganados pela mídia e pela crítica, que de alguma forma, não só aceitou como gostou desta obra, é inevitável dizer que a leitura deste livro não passará de uma decepção, uma perda de tempo que não compensará nem mesmo a vontade e a curiosidade de conhecer o livro. Se os críticos literários se enganam, “O Caçador de Pipas” é a maior prova de que ler livros da moda e com boas recomendações pode ser um péssimo negócio.
black angel
black angel
Escritor
Escritor

Número de Mensagens : 1177
Idade : 33
Localização : Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 6947

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por nilse martinez Dom 7 Jun 2009 - 12:34

Concordo plenamente.Muitas pessoas se deixam levar pela mídia e pela crítica e até mesmo sem conhecer a obra já emitem opiniões de acordo com o que foi divulgado. É preciso sim ser crítico e ter opinião própria, isso vale para tudo!

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Idade : 67
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/05/2007
Pontos : 6392

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Rute Sex 26 Jun 2009 - 15:37

black angel escreveu:Bem, gostei muito da idéia, mas queria algum exemplo, pois bem, acabei fazendo uma crítica negativa de um título que eu sinceramente odiei, e não conheço ninguém que tenha gostado, quero poder alertar a todos que pretendem ler, para que não cometam o mesmo erro que eu e se iludam pela crítica.

Vejam se está de acordo com o idéia do tópico, mandem sujestões e idéias para que esta crítica possa servir até de exemplo para as próximas, espero que gostem, pois fiz rapidamente e nem tive tempo de revisar.
Sem mais delongas, aí está:


O caçador de pipas – Khaled Hosseini



O livro de Khaled Hosseini foi consagrado, ganhou diversos prêmios, é uma obra que fala de amizade, integridade, promessas além de temas mais complexos como violência, racismo, estupro e até pedofilia, é obviamente um clássico que vendeu milhares de exemplares, ganhou séries revisadas, comentadas e ilustradas, e um filme, a crítica sempre favorável foi obviamente uma das alavancas que tornou o livro o grande sucesso, mas mesmo com tantas críticas positivas e com tantos temas sendo abordados, é inevitável afirmar que o ao ler, o leitor percebe que acabou fazendo uma péssima escolha ao adquirir o título.

O livro pode ter agradado diversas pessoas, mas lendo, percebe-se que o livro é cansativo, o clima lento, a forma em que o escritor expõe a história é cansativa devido a uma riqueza inútil de detalhes e uma demora absurda de ações, pois a história começa lenta e se mantém, o protagonista conta seu passado e presente sem nenhuma ação e de forma maçante.

No enredo, o clima é chato, o protagonista se mostra como injustiçado e como alguém que sofre por lutar pelo reconhecimento do pai, mas após uma série de ações o protagonista se torna rude, frívolo, egoísta e mesquinho, uma troca tão absurda e tão repentina que chegam a ser incompreensíveis. Existe uma personagem que representa o vilão dá história, que ainda quando adolescente é altamente racista e falso, a como se não bastasse, ele estupra uma pessoa, como se não bastasse, em outra fase da história, com essa personagem já adulta a maldade torna-se pior, ainda racista, agora pedófilo e completamente deturpado, o vilão parece tão cruel que torna-se irreal, e o excesso de adjetivos para caracterizá-lo fazem com que ele pareça a imagem do próprio demônio, ou talvez uma forma piorada de Adolf Hitler.

Esses são apenas algumas das tristezas que o leitor terá ao ler o livro, aqueles que foram enganados pela mídia e pela crítica, que de alguma forma, não só aceitou como gostou desta obra, é inevitável dizer que a leitura deste livro não passará de uma decepção, uma perda de tempo que não compensará nem mesmo a vontade e a curiosidade de conhecer o livro. Se os críticos literários se enganam, “O Caçador de Pipas” é a maior prova de que ler livros da moda e com boas recomendações pode ser um péssimo negócio.


e eu que adoreiii o filme XDDDDDD
Rute
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 34
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 6448

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por black angel Sáb 27 Jun 2009 - 20:14

Rute escreveu:
black angel escreveu:Bem, gostei muito da idéia, mas queria algum exemplo, pois bem, acabei fazendo uma crítica negativa de um título que eu sinceramente odiei, e não conheço ninguém que tenha gostado, quero poder alertar a todos que pretendem ler, para que não cometam o mesmo erro que eu e se iludam pela crítica.

Vejam se está de acordo com o idéia do tópico, mandem sujestões e idéias para que esta crítica possa servir até de exemplo para as próximas, espero que gostem, pois fiz rapidamente e nem tive tempo de revisar.
Sem mais delongas, aí está:


O caçador de pipas – Khaled Hosseini



O livro de Khaled Hosseini foi consagrado, ganhou diversos prêmios, é uma obra que fala de amizade, integridade, promessas além de temas mais complexos como violência, racismo, estupro e até pedofilia, é obviamente um clássico que vendeu milhares de exemplares, ganhou séries revisadas, comentadas e ilustradas, e um filme, a crítica sempre favorável foi obviamente uma das alavancas que tornou o livro o grande sucesso, mas mesmo com tantas críticas positivas e com tantos temas sendo abordados, é inevitável afirmar que o ao ler, o leitor percebe que acabou fazendo uma péssima escolha ao adquirir o título.

O livro pode ter agradado diversas pessoas, mas lendo, percebe-se que o livro é cansativo, o clima lento, a forma em que o escritor expõe a história é cansativa devido a uma riqueza inútil de detalhes e uma demora absurda de ações, pois a história começa lenta e se mantém, o protagonista conta seu passado e presente sem nenhuma ação e de forma maçante.

No enredo, o clima é chato, o protagonista se mostra como injustiçado e como alguém que sofre por lutar pelo reconhecimento do pai, mas após uma série de ações o protagonista se torna rude, frívolo, egoísta e mesquinho, uma troca tão absurda e tão repentina que chegam a ser incompreensíveis. Existe uma personagem que representa o vilão dá história, que ainda quando adolescente é altamente racista e falso, a como se não bastasse, ele estupra uma pessoa, como se não bastasse, em outra fase da história, com essa personagem já adulta a maldade torna-se pior, ainda racista, agora pedófilo e completamente deturpado, o vilão parece tão cruel que torna-se irreal, e o excesso de adjetivos para caracterizá-lo fazem com que ele pareça a imagem do próprio demônio, ou talvez uma forma piorada de Adolf Hitler.

Esses são apenas algumas das tristezas que o leitor terá ao ler o livro, aqueles que foram enganados pela mídia e pela crítica, que de alguma forma, não só aceitou como gostou desta obra, é inevitável dizer que a leitura deste livro não passará de uma decepção, uma perda de tempo que não compensará nem mesmo a vontade e a curiosidade de conhecer o livro. Se os críticos literários se enganam, “O Caçador de Pipas” é a maior prova de que ler livros da moda e com boas recomendações pode ser um péssimo negócio.


e eu que adoreiii o filme XDDDDDD
ai Rute, eu sei q diferentemente do que eu achei, existem diversas pessoas que gostaram, eu soh mostrei a minha opinião pela obra, obviamente que minha opinião não é absoluta e qualquer um que quiser postar ou manifestar algo q se opõe ao que eu disse, fique a vontade, hehehe
black angel
black angel
Escritor
Escritor

Número de Mensagens : 1177
Idade : 33
Localização : Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 6947

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Vicky Ter 7 Jul 2009 - 20:01

Gente, concordo em partes com o Lincoln, pois afinal de contas nós precisamos aprender a escolher um livro além da capa e do que nós ouvimos da critica, mas em parte, há público para toda e qualquer forma da linguagem verbal, desde a masi enfadonha a mais excitante das leituras. O que seria do verde se todos gostassem do azul?
Rsrsrsr
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5700

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Riscado Re: criticar faz bem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos