Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".
Vertentes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garibaldi & Manoela: uma história de amor

3 participantes

Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Garibaldi & Manoela: uma história de amor

Mensagem por Vicky Dom 29 Nov 2009 - 20:16

Ficha de leitura


Antes de ler o livro1. Identificação do Livro1.1. Título

Garibaldi & Manoela: uma história de amor

1.2. Autor(a)

Josué Guimarães



1.3. Editora

L&PM



1.4. Data da Edição

Inverno de 20092. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

O que me levou a escolher esse livro foi a minha paixão por histórias de amor, mas histórias de amor com finais reais, e não o famoso “foram felizes para sempre”. E assim que eu li a sinopse desse livro, percebi que era esse tipo de amor que nele se trataria. Além de ser um romance que fez parte de um momento histórico do meu país.

Após a leitura do livro3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

Josué Marques Guimarães foi jornalista e escritor. Nasceu na cidade de São Jerônimo, Rio Grande do Sul, em 1921. Viveu e trabalhou em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Lisboa, sempre escrevendo para jornias e revistas. Foi ligado a movimento politicos humanistas de esquerda. Trabalhou para o PTB, com o presidente João Goulart, e por isso foi perseguido pela ditadura Militar instalada em 1964. Começou a escrever literatura apenas com 49 anos. Um homem de opinião que faleceu em 1968 em Porto Alegre, com a sensação de dever cumprido para com a mensagem de arbitrariedades para com a humanidade.



3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Outras obras de Josué Guimarães foram: “A ferro e fogo” (retrata a história da imigração alemã para o Rio Grande do Sul). E “Depois do último trem” ( que conta sobre uma tocante história de amor).

Todos eles com um cunho histórico brasileiro muito forte e marcante.4. Conteúdo do Livro4.1. Género Literário

Literatura Brasileira:

Romance histórico.

4.2. Assunto (breve síntese)

O livro conta a história de amor entre Manoela e Giuseppie Garibaldi, um italiano revolucionário, que no auge da revolução Farroupilha lutava muito mais pelo amor de Manoela do que para se tornar um nome histórico no Brasil, num momento onde o desejo de que o Rio Grande do Sul fosse uma República independente os corações apaixonados dos dois desejava muito mais.

E foi nesse clima de guerra que o amor dos dois se fortalece, pois apesar de Garibaldi ser o braço direito do comandante da revolução e Manoela ser a sobrinha adorada de Bento Gonçalves, ele não aceitava aquela união, pois a qualquer momento a sobrinha poderia ser viuva solitária e infeliz, de um homem que tinha como ideal Revolucionar por onde passasse.

E mesmo sendo correspondido é levadoa por Maria Manoela, mãe da moça Manoela, a pedido de Bento a crer que Manoela se casará com Joaquim, filho de Bento Gongalves.

Garibaldi teve então atitude de homem que espera Bento, afastou-se de Manoela, mas não abandonou em momento algum os ideais revolucionários, que era fazer do sul uma república idependente do Brasil. Assim seguiu sua vida lutando arduamente contra os adversários. Traçando planos para deter os inimigos junto de Bento, que ficou um pouco incomodado de ver a lealdade de Garibaldi, sabendo que a tristeza tanto do amiog quato da sobrinha fora causado por sua causa, mas o arrependimento foi passageiro e a vida segui em frente.

Enquanto Garibaldi travava arduas lutas, Manoela definhava cada vez mais trancada em seu quarto, esperando o dia que Garibaldi iria entrar pela porteira e levá-ala dali.

O tempo foi passando e o amor de Manoela continuava a mesma, em momento algum pensou em constituir família. Sem nunca ter se apaixonado nomente.

Porém, com Garibaldi foi diferente. De corpo com ele estava Anita, moça que largara do marido para ficar com Garibaldi e que com ele tivera três filhos. Mas de alma sempre esteve com Manoela. Anita fleceu aos 28 anos. A partir dai Garibaldi decidiu que iria conhecer o mundo, pois afinal de contas quem havia sido prometida a outra fora Manoela. Mas em seu coraçãoe e sempre estaria a memória de duas mulheres.

Enquanto isso Manoela, sozinha no mundo, pois sua mãe e tias já havia falecido. Sem marido e sem filhos, restava-lhe somente a memória, não mais do rosto, mas dos cabelos longos de seu amado Garibaldi.

Em uma bela noite de invern, sem fogo na lareira, Manoela sente uma dormências no corpo e chama amorosamente por Garibaldi, quando vê uma luz entrando pelas janelas que ela jamais abriu. Sente a presença de Garibaldi e pede para que ele não a abandone nunca mais.

É exatamente assim o fim da vida de Manoela.

No dia seguinte quando os vizinhos abriram o jornal a manchete era a seguinte: “Morreu a noiva de Garibaldi”.

Ao longe ouvia-se uma voz amarga: “Tu que foste infeliz, por ter sido destinada a outro homem”.



4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

Houve duas citações que muito me chamaram a atenção na leitura do livro:

1ª “ A mãe passava horas atrás da porta, ouvindo o choro da filha. Pedia que ela saisse, mas acabava voltando para junto da irmã Ana, perguntando o que fazer naquela situação.

- Isso passa com o tempo- dizia Don’Ana- O amor é como as brasas. Viram cinzas quando tiram delas o ar com que se alimentam...”



2ª “ - Dizem que Bento Manoel pode nos trair a qualquer momento, como cachorro que como ovelha”...vou lhe escrever uma carta para lembrá-lo dos compromissos que assumiu com a nossa república...” ( pois Bento Manoel troca de lado na Guerra dos Farrapos)

4.4. Opinião sobre o livro

Adorei ler esse livro, em primeiro lugar o amor de Manoela e Garibaldi não é aquele tipo de amor super romantico, mas é sincero e durou por toda a eternidade. Um livro como esse de Josué Guimarães com um cunho histórico, que nós sabemos fazer parte dela é muito bom. Além de tudo é muito incrível poder descobrir que existirar homens e mulheres que lutaram pelos seus ideais, e o que mais entristece é saber que as pessoas já não pensam, nem agem mais daquela forma.
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5711

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Re: Garibaldi & Manoela: uma história de amor

Mensagem por Vicky Dom 29 Nov 2009 - 20:22

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Garibaldi_manoela(1)
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5711

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Re: Garibaldi & Manoela: uma história de amor

Mensagem por nilse martinez Seg 7 Dez 2009 - 18:01

Excelente trabalho, muito completo! Parabéns, Victoria!
Sua nota é 10 (20).

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Idade : 67
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/05/2007
Pontos : 6403

Ir para o topo Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Obrigada

Mensagem por Vicky Qui 10 Dez 2009 - 10:00

Muito Obrigada, professora.
Mas sabe por que seus trabalhos, pelo menos por minha parte, saem bons?
Porque eu faço com o coração. Isso é o mais importante em tudo que eu faço na minha vida.
Beijosss e muito obrigada
Vicky
Vicky
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 57
Idade : 32
Localização : brasil
Data de inscrição : 03/03/2009
Pontos : 5711

Folha de personagem
Guardião secular:

Ir para o topo Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Re: Garibaldi & Manoela: uma história de amor

Mensagem por alexandre(hiro) Dom 27 Dez 2009 - 10:46

Oláaaaaaa...
Primeiramente, gostaria de me desculpar a todos pela minha ausência nesse último bimestre em virtude de emprevistos pessoais que todos estamos sujeitos a sofrer na vida, e me desculpar consequentemente de não ter dado as notas nos respectivos trabalhos escolares!! Queria me desculpar à professora Nilse pela minha ausencia e prometer que isso não repetirá (espero)!!!
Queria parabenizar a todos que se formaram pela Escola Sentaro Takaoka, e desejar muito sucesso na vida, e àqueles que por alguma razão não foram promovidos e até mesmo àqueles que foram, espero ve-los ano que vem em mais um ano no Vertentes...
Me desculpem novamente, e Um ótimo ano novo para todos!!!
Felicidades e até mais...
alexandre(hiro)
alexandre(hiro)
"Best Seller"
Garibaldi & Manoela: uma história de amor Default4

Número de Mensagens : 496
Idade : 33
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 7926

Ir para o topo Ir para baixo

Garibaldi & Manoela: uma história de amor Empty Re: Garibaldi & Manoela: uma história de amor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos